Sabias que tens direitos que te protegem no trabalho? Direitos que existem para te apoiar na procura de emprego. Direitos que se estendem à tua carreira e vida familiar, independentemente da tua idade, género, deficiência, proveniência ou orientação sexual.
Todos estes direitos estão consagrados no Pilar Europeu dos Direitos Sociais e no seu Plano de Ação, que foi aprovado por todos os países da UE. O Plano de Ação define o que os Estados-Membros e a UE podem fazer para transformar os princípios deste Pilar em realidade.
No entanto, nem sempre é fácil compreender quais são os teus direitos, como os podes usar para melhorar as tuas circunstâncias ou onde podes dirigir-te para obter mais ajuda.
É exatamente para isso que esta página serve, para te fornecer um repositório de informação que te ajuda a compreender e exercer os teus direitos, para que possas construir a vida, a carreira e a família que desejas.
4 semanas de férias anuais pagas para cada trabalhador
33% dos cargos diretivos nos quadros de administração ocupados por pessoas do género sub-representado
14 semanas de licença de maternidade
60% do salário médio líquido como salário mínimo
640 000 pessoas estudaram, receberam formação ou fizeram voluntariado no estrangeiro, em 2020, no âmbito do programa Erasmus+
Encontre informação no seu país
Na UE, cada país dispõe de uma série de serviços que trabalham para te ajudar. São o teu primeiro ponto de contacto para obter mais informação e orientações sobre competências, família, rendimento, trabalho e igualdade em todos os Estados-Membros.
Todos os Estados-Membros a bordo
Na Social Summit no Porto, em maio de 2021, os países da UE confirmaram o seu compromisso de cumprir as metas sociais a atingir até 2030:
No mínimo 78% da população com idades entre os 20 e os 64 anos deverá estar inserida no mercado de trabalho, até 2030.
No mínimo 60% da população adulta deverá participar em ações de formação todos os anos, até 2030.
No mínimo 15 milhões menos de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social, até 2030.
Queres saber mais sobre os objetivos nacionais do teu país? Vê aqui.
Histórias
Graças a um projeto financiado pela UE, a Rita abriu o salão de beleza com que sempre sonhou.
Recém-chegada à Suécia, a Lindelwa participou num projeto financiado pela UE que a ajudou a aperfeiçoar as suas competências e a encontrar um emprego adequado.
Um projeto financiado pela UE ajudou a empresa do Emanuele a analisar e reorganizar as suas operações, proporcionando-lhe um maior equilíbrio entre a vida profissional e familiar.
Com a ajuda de um projeto financiado pela UE, o Juha conseguiu encontrar formas eficazes de lidar com o seu autismo no trabalho.