Podes aumentar as tuas perspetivas de carreira atualizando as tuas competências atuais ou aprendendo novas competências.
2023 é o Ano Europeu das Competências. É a oportunidade ideal para aprender novas competências e fazer com que tudo funcione – a tua carreira, o teu futuro, a tua vida – com a ajuda da UE.
A formação adequada vai ajudar-te a alcançar as tuas ambições. Quer pretendas melhorar as tuas perspetivas de carreira, mudar de rumo, regressar ao trabalho após uma interrupção ou estejas no início da tua vida profissional, podemos ajudar-te para que tudo corra bem.
A Agenda de Competências para a Europa é o plano a 5 anos que visa ajudar-te a desenvolver mais e melhores competências. Graças às iniciativas de formação financiadas pela UE, poderás obter a formação de que precisas para tirar o melhor partido das oportunidades emergentes no mercado de trabalho.
Por que motivo temos de tomar medidas em matéria de competências na UE?
das empresas da UE referem ter dificuldades em encontrar trabalhadores com as competências necessárias
desde a construção e os cuidados de saúde até à engenharia e às TI, têm falta de pessoal
adultos na UE não possuem competências digitais básicas
De que forma estamos a agir?
o montante que o Fundo Social Europeu Mais (FSE+) está a investir no emprego, na inclusão social, na educação e nas competências
do plano europeu NextGenerationEU para assegurar a recuperação da pandemia estão destinados à educação de adultos
disponíveis ao abrigo do programa Erasmus+ para que os estudantes europeus passem parte dos seus estudos num centro de educação ou formação noutra parte da Europa
Estás a começar o percurso profissional e há muito para aprender. Se queres aumentar as tuas hipóteses de sucesso, subir mais rapidamente na carreira ou mudar de carreira, aprender novas competências ou melhorar as que já possuis é o teu passaporte para um emprego de qualidade e uma vida profissional gratificante. Se tens menos de 30 anos, existem muitos programas da UE para te ajudar a iniciar o teu percurso no mercado de trabalho e a fazer com que tudo funcione para ti.
- Se tens menos de 30 anos e procuras dar os próximos passos na tua vida, a Garantia para a Juventude pode ajudar-te a obter oportunidades de formação para diferentes profissões.
- O programa Erasmus+ permitiu que mais de 3 milhões de pessoas estudassem ou trabalhassem no estrangeiro como parte da sua educação – e agora pode ser a tua vez!
- A experiência profissional é fundamental para consolidar o que aprendeste. O programa ALMA pode ajudar-te a pôr em prática as tuas competências através de um estágio profissional supervisionado noutro país da UE.
- As competências transversais são tão importantes como as competências técnicas. O Corpo Europeu de Solidariedade permite-te ajudar, aprender e desenvolver ao trabalhar em projetos que visam construir uma sociedade mais inclusiva, apoiar as pessoas vulneráveis e responder aos desafios que as comunidades enfrentam em toda a Europa.
Se estás a considerar um novo emprego, uma oportunidade de formação ou um estágio onde podes ganhar enquanto aprendes, nós podemos ajudar a fazer com que resulte. A UE apoia um conjunto de programas geridos por prestadores de serviços em todos os cantos da UE, para que possas encontrar a solução mais adequada para ti e continuar a crescer profissionalmente. Se pretendes reforçar as competências que te vão ajudar a ter êxito na vida, independentemente da tua idade, sexo, deficiência, origem ou orientação sexual, o Ano Europeu das Competências é o momento ideal para dar o próximo passo. E a UE pode ajudar-te a consegui-lo.
- Teres as tuas competências sempre atualizadas é fundamental para ter uma carreira de sucesso. Testa as tuas competências com a ferramenta de autoavaliação Europass e recebe sugestões de cursos e oportunidades de aprendizagem com base nos resultados dos testes, para que possas levar as tuas competências digitais para o nível seguinte.
- Existem inúmeras possibilidades para estudar, receber formação e encontrar novas oportunidades de aprendizagem em toda a Europa. O Europass pode ajudar a planear a tua aprendizagem e a desenvolver as tuas competências.
- Quando as coisas correm menos bem, a UE ajuda os trabalhadores dispensados a encontrar outro emprego ou a criar as suas próprias empresas através de financiamentos como o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização.
Se és proprietário de uma pequena empresa, podes fazê-la funcionar, ser competitivo e ter sucesso. O mundo move-se rapidamente e manter-se a par das tendências do mercado e da sociedade pode ser complicado. A tua aposta mais segura é certificares-te de que tu e a tua força de trabalho têm o conjunto certo de competências para navegar num mundo em constante mudança. O Ano Europeu das Competências é o momento ideal para avaliar onde estás, para onde queres ir e o que é preciso fazer para lá chegar. Os programas e cursos de formação financiados pela UE podem ajudar-te a manter a tua empresa atualizada e a prepará-la para o futuro.
- A UE dá às pequenas empresas a oportunidade de investir no seu pessoal através de um conjunto de programas. A Europa Digital está a investir 580 milhões de euros para desenvolver competências digitais avançadas em domínios como a inteligência artificial e a cibersegurança, e o Fundo de Desenvolvimento Regional visa melhorar as competências e a competitividade.
Encontrar as melhores pessoas para o trabalho:
- Mais de 1 milhão de CVs estão na plataforma EURES. A contratação de trabalhadores de outros países da UE é uma excelente oportunidade para encontrar trabalhadores motivados e qualificados para a tua empresa, especialmente em caso de escassez de mão-de-obra nacional em setores económicos específicos.
- Se estás a ter dificuldades em encontrar as competências de que necessitas para a tua empresa, as Jornadas Europeias do Emprego podem ser a solução para ti. No local ou online, estas feiras de recrutamento à escala europeia podem ajudar-te a encontrar a combinação perfeita para a tua vaga.
- Para trazer para a UE as tão necessárias competências, a Reserva de Talentos da UE ajuda os cidadãos ucranianos que fogem da guerra a partilhar os seus currículos com empregadores, centros de emprego e agências de emprego.
- A UE está a promover a modernização e a atratividade dos sistemas de ensino e formação profissional para melhor responder às necessidades dos empregadores.
- Se queres conhecer as tendências em matéria de competências, conselhos sobre os instrumentos de financiamento relevantes para investir na melhoria das competências da tua força de trabalho e oportunidades de parceria, deves aderir ao Pacto para as Competências.
- És proprietário de uma empresa e queres fazer parte de uma comunidade de agentes de mudança europeus que levam as competências digitais a todos? Ao aderir, terás a oportunidade de trocar opiniões e boas práticas, e de interagir com organizações congéneres. Através da Coligação para a Criação de Competências e Emprego na Área Digital, podes fazer com que tudo funcione melhor, comprometendo-te a dar um contributo concreto para reduzir o défice de competências digitais na Europa.
- Ao financiar os Centros de Excelência Profissional, a UE está a apoiar a criação de ecossistemas de competências em todos os Estados-Membros. A tua empresa pode fazer parte de um destes centros.
- A UE também está a incentivar e a apoiar as empresas e as autoridades públicas a criarem mais e melhores programas de aprendizagem através da Aliança Europeia para a Aprendizagem. Os membros da Aliança beneficiam de Serviços de Apoio à Aprendizagem, como recursos online e oportunidades de trabalho em rede, permitindo-lhes estabelecer contactos, aprender e agir.